Words are spaces between us

A alma está para lá das palavras, encontra-se escondida nas vírgulas que separam os sentimentos latentes nas frases ditas inconscientemente.

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Pedra Filosofal

"Tudo fazia sentido, respirar fazia sentido
Andar fazia sentido, todo o pequeno pormenor em pensamento perdido
Era isto que realmente importava não qualquer outro tipo quantificação
Não o que se ganhava, não o que diziam de nós, não não não
Um novo carro, uma boa poupança, nem sequer a família ou a tal aliança
Nada, apenas duas palavras, um artigo formavam resposta universal
A minha pedra filosofal"

                                                                    Da Weasel feat Ornatos Violeta, Casa (Vem Fazer De Conta)




Nos momentos em que penso em ti, o esboço do teu rosto percorre cada canto do palco da minha imaginação e floresce no meu peito o desejo de um dia poderes tornar-te um pequeno pedaço de papel, não uma folha inteira, apenas um dos seus fragmentos para poder escrever em ti o pouco que te quero dizer, um pequeno rasto de palavras onde a nossa presença é omnipresente, está em cada traço, em cada fragmento do lápis que uso para expressar aquilo que não consigo dizer quando me é roubada a voz e a razão, sempre que me abraças e me deixas sem saber como falar. Se o fosses, carregar-te-ia a cada passo, levar-te-ia comigo no meu bolso e serias meu a cada instante e em qualquer lugar. Não saberia o verdadeiro significado da palavra “saudade”, apenas escassos rumores que ouvira acerca dela, a distância para mim seria uma mera ilusão, estarias tão perto que a minha respiração acabaria por tornar-se tua e nós, mais cedo ou mais tarde, iríamos ser um só, um único indivíduo.
A verdade é que a distância existe e, por mais pequena que ela seja, por vezes o meu coração aperta de tal forma que magoa, deixa-me sem fôlego e leva-me a pensar unicamente em ti, em como seria se estivesses ao meu lado, como o mundo poderia ser mais fácil só por saber que bastava um passo para te sentir, o teu olhar sobre o meu, a tua mão entrelaçada na minha, protegendo-me do que sei e do que simplesmente desconheço. Esta separação que marca o nosso amor não representa a mera distância, o espaço que se estende entre nós são os vazios, as lacunas na nossa história, o tempo que passa sem te ter por perto, mesmo tendo estado contigo horas antes e ter-te feito meu por um segundo. É tudo isto que me faz querer-te a cada minuto, desejar-te pelo que és e pelo que me fazes sentir sempre que me viras as costas e caminhas na direcção oposta à minha, são estes momentos que aprendo a ver-te como a minha estrada, a que eu quero decididamente percorrer rumo a ti.
Hoje liguei-te logo que despertei, a sede de ouvir tua voz era insaciável, mas a tua vontade de fugir e desaparecer directo para perigosos caminhos, longe do porto seguro que pensei um dia ser, fazem com que simplesmente evapores, te afastes e me deixes consumida pela tua ausência, acompanhada unicamente pelo meu eu vazio e pela tua sombra que deambula pelos meus pensamentos e assombra os meus sonhos. Olho o relógio, o tempo não passa, apenas finge correr para que não pensemos que a vida não tem qualquer significado, mas o que será da minha sem ti? O que serei eu sem acordar ao teu lado, sem poder observar e decorar cada traço teu, do teu corpo delineado e marcado pelas circunstâncias da vida, sem poder simplesmente respirar o mesmo ar que tu respiras e poder dizer que te adoro ao ouvido, sussurrando com medo que o meu coração fuja pela boca directo ao teu peito, oferecendo-me assim, com uma delicada facilidade, com a mesma com que me conquistaste com meras palavras e eufemismos.
Gostaria poder um dia descrever-me como conhecedora dos meus medos, de tudo o que faz com que me feche a cadeado e ignore tudo o que sou, fazendo-me passar pelo que gostaria de ser aos olhos daquele que me encara. Sei que não posso sê-lo contigo, tudo aquilo que acreditas está de tal forma cravado na tua paixão, que acordares e encarares a realidade, o que sou no meu estado genuíno, seria como matar tudo o que construíste em torno de mim, todas as expectativas e todo o oceano de orgulho e admiração.
Não seria mais fácil descreveres-me como uma simples mulher? Longe dos holofotes do futuro e todos os sonhos que desenhaste na tua mente? Seria tão mais fácil poder esconder-me em ti, fazer de ti o meu abrigo nos momentos em que a minha mente vagueia perante a insanidade e inconsciência. Mas eu não posso ser quem tu esperas, então escondo-me no meu espaço, naquilo que realmente sou, longe de ti e de qualquer coisa que a ti pertença.



1 comentário:

  1. Mesmo, raio do ano! Mas pronto, dias melhores virão. O melhor nesta época sao aqueles dias de chuva e frio, e nós em casa, quentinhas com um cobertor no sofá a ver um filme. É mesmo só isso, x/

    Quanto ao post, para mim, a saudade é o pior sentimento. A vida é mesmo assim, infelizmente. Mas o tempo tudo cura!

    Beijinho (:

    ResponderEliminar

espírito crítico